É Sutiã ou Soutien?

12/12/2019

"É praticamente impossível dizer quando ele surgiu e quem foi seu verdadeiro autor. O sutiã - palavra que vem do francês soutien gorge ("sustentador de seio") - tem quase dois milênios de história. "Mosaicos romanos dos séculos III e IV da Era Cristã mostram mulheres usando uma faixa de tecido sobre os seios chamada strophium, muito semelhante aos atuais sutiãs sem alça", diz o historiador João Braga, que dá aulas de História da Moda na Faculdade Senac, em São Paulo. Apontar o nascimento da versão moderna da peça também não é tarefa fácil."

Fonte: Revista Super Interessante

Essa peça íntima, não é nova, porém demorou a se popularizar.

Ao final do século XIX, vários modelos apareceram principalmente na frança e EUA, o problema é que nunca empolgou muito as mulheres da época, porém um nome se destaca... 

Mary Jacob

 Mary Jacob
Mary Jacob

Já no final da Idade Média, era comum o uso de espartilho entre as mulheres da aristocracia, uma peça extremamente justa no busto, com o objetivo de realçar os seios, porém era muito desconfortável e até asfixiante.

Em 1914, Mary Jacob, uma jovem socialite nova-iorquina, patenteou sua criação. Mary Jacob é considerada a inventora do sutiã, em decorrência de ter desenvolvido uma peça em 1914 para utilizar com um vestido de festa. Com sua empregada, Mary Jacob utilizou algumas fitas e dois lenços para sustentar seus seios sob um vestido mais leve que os comumente utilizados. Apesar de patentear a invenção, não obteve sucesso nas tentativas de venda para empresas têxteis. Mary Jacob vendeu sua criação para a Warner Bros por pouco mais de 1500 dólares. A empresa faturou posteriormente mais de 15 milhões com o produto adquirido.

VEJA A CRONOLOGIA "ATÉ ONDE SABEMOS"

Da Roma antiga até o surpreendente modelo em Spray

História da peça

Da Roma antiga ao incrível modelo em spray

Século III - Primeiros registros

Mulheres romanas faziam atividades atléticas usando uma faixa de tecido chamada strophium. Mas modelos parecidos já eram usados séculos antes na Grécia para amarrar os seios e facilitar o movimento dos braços.

1893 - Tempos modernos

Mary Tucek faz o primeiro desenho de sutiã com modelagem semelhante à atual, com bojos separados, alças para os ombros, e preso na parte de trás por colchetes. A criação, apesar de prática, não emplacou por falta de maior divulgação.

1907 - O termo brassière

A palavra brassière - de onde vem o termo bra, como o sutiã é conhecido em inglês - aparece pela primeira vez na revista Vogue. "Na França, porém, brassière é o nome de uma camiseta curta, como os tops modernos", diz o coordenador de moda do Senac, José Gayegos

1912 - A vez do elástico

A comerciante francesa Herminie Cadolle, que daria o nome a uma marca de lingerie, desenvolve uma nova peça para sustentar os seios. O modelo também não conquista o público, mas traz uma contribuição fundamental para o futuro do sutiã: o uso do elástico.

1914 - Sai a patente

Para usar um vestido decotado, a socialite americana Mary Phelps Jacob amarra com faixas dois lenços de seda para segurar os seios. A ideia pega em Nova York e, no ano seguinte, Jacob obtém a primeira patente do gênero, consagrando o nome brassière.

1928 - 38, 42, 46...

Nos Estados Unidos, a imigrante russa Ida Rosenthal cria a numeração para o tamanho do busto, que determina o bojo do sutiã. Ela também desenvolve modelos realçando os seios, num protesto contra as melindrosas dos anos 20 e seus bustos pequenos.

1951 - Sutiã de náilon

Material sintético inventado pouco antes da Segunda Guerra Mundial, o náilon, originalmente usado para fazer paraquedas, vira matéria-prima fundamental na produção de lingerie. Nos anos seguintes, as palavras sutiã e náilon se tornam quase inseparáveis.

1978 - Versão adesiva

Os anos 80 no Brasil chegariam com a moda do modelador de seios, um par de adesivos para sustentar o busto

1990 - Mais volume

O wonder bra, ou "sutiã maravilha", projetado para dar destaque máximo aos seios, tornando-os mais firmes e de aparência bem mais volumosa, é a grande sensação da moda íntima feminina durante a década de 90

2001 - Modelo invisível

A grife francesa Yves Saint-Laurent lança o sutiã em spray! O Haute Tenue é um líquido à base de proteína de soja, que promete reforçar as fibras elásticas da pele, dando firmeza ao busto. Seria o início da era dos sutiãs invisíveis? Ainda não.

© 2019 Blog de tendências. Feito sob medida por Danilo Zamprogno
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora